DEVE EXISTIR ANTES DE MAIS NADA UMA AUTO-AVALIAÇÃO , TANTO DO PROFESSOR QUANTO DO ALUNO.DEPOIS DISTO DEVE-SE ELABORAR CRITÉRIOS PARA AVALIAR AS HABILIDADES QUE O ALUNO JÁ TEM E AQUELAS QUE PODERÃO ADQUIRIR , POR ISSO A AVALIAÇÃO DEVE SER COTIDIANA E NÃO CLASSIFICATÓRIA . ALÉM DISTO DEVE-SE LEVAR EM CONTA O ERRO E PERCEBER QUE CERTAS ATIVIDADES ESTIMULAM O ALUNO A PENSAREM DE UM MODO NOVO E ASSIMILAR DE FORMA MAIS RÁPIDA , MAS QUE POR OUTRO LADO EXISTEM OUTRAS QUE NÃO DESPERTAM INTERESSE.
OUTRA QUESTÃO É VERIFICAR O PORQUE DOS RESULTADOS POSITIVOS ESPERADOS E NÃO SÓS OS NEGATIVOS. CADA ALUNO DEVE SER AVALIADO DE UMA FORMA , JÁ QUE APRENDEM DE MANEIRAM DIFERENCIADAS.
"O BOM ENSINO É AQUELE QUE ESTIMULA A CRIANÇA A ATINGIR UM NÍVEL DE COMPREENSÃO E HABILIDADE QUE AINDA NÃO DOMINA COMPLETAMENTE "PUXANDO" DELA UM NOVO CONHECIMENTO . ENSINAR O QUE A CRIANÇA JÁ SABE DESMOTIVA O ALUNO A IR ALÉM DE SUA CAPACIDADE É INÚTIL". TEREZA REGO
SE OS EDUCADORES CHEGAREM A ESTÁ CONCEPÇÃO , QUEM SABE TEREMOS MUDANÇAS?
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário